Quem nunca encheu o peito no Maraca ou em São Januário para gritar: "-Ihhhh é Abediii! Ihhhh é Abediiii". O veloz meia nunca assegurou sua posição de titular no Vasco, mas sempre foi um dos jogadores mais ovacionados pela torcida.
Veloz e jogando com muita disposição, o jogador ex-Friburguense conquistou rapidamente a torcida vascaína. Sua entrada no decorrer dos jogos resultava constantemente numa virada heróica ou no impedimento da derrota. Mas não era só pela garra que o armador se destacava, Abedi também chutava muito bem de longa distãnica, marcando assim muitos gols com a camisa cruzmaltina.
O jogador chegou ao Vasco em 2005, para a disputa do Brasileiro e logo ganhou seu espaço com o técnico Renato Gaúcho. O time não foi bem, mas o meia conseguiu se firmar no elenco que veio a brilhar na Copa do Brasil do ano seguinte - apesar da perda do título na final.
Foram apenas dois anos vestindo a Cruz de Malta, porém, tempo suficiente para deixa-lo entre os maiores artilheiros do Vasco neste século, com 22 gols marcados.
O atleta deixou o clube, em 2007, muito em razão de seu filho Robson, que apresentava paralisia nas pernas em razão de uma sequela sofrida por causa da leucemia. Procurando um melhor tratamento para o filho, transferiu-se para o Hapoel Tel-Aviv, de Israel. Retornou ao Brasil em 2008 para defender o Botafogo e atualmente está no Friburguense.
FICHA DO JOGADOR
Robson Vicente Gonçalves
Meia, 14/04/1979, Rio de Janeiro-RJ
PELO VASCO
2005 - 36 jogos e 5 gols
2006 - 64 jogos e 11 gols
2007 - 23 jogos e 6 gols
Total - 123 jogos e 22 gols
ESTREIA DE ABEDI PELO VASCO:
BRASILIENSE 2 x 2 VASCO
Estádio: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data-Hora: 24/04/2005, às 18h10m (de Brasília)
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Auxiliares: Erick Bartholomeu Bandeira e Luciano Coelho Cruz (PE)
Renda e Público: não divulgados
Cartões Amarelos: Jairo, Gérson e Marcelinho (Brasiliense) e Rubens, Daniel e Ygor (Vasco)
Gols: BRASILIENSE: Giovani (25'/1ºT) e Tiano (32'/2ºT) VASCO: Romário (38'/1ºT) e Alex Dias (31'/2ºT)
BRASILIENSE: Donizete, Dida, Gérson, Jairo e Márcio (Rochinha 38'/2ºT); Deda, Pituca, Marcelinho e Iranildo; Igor e Giovani (Tiano 20'/2ºT) - Técnico: Valdyr Espinoza.
VASCO: Éverton, Thiago Maciel (Felipe Alves 12'/2ºT), Fabiano, Daniel e Jorginho Paulista (Diego 37'/2ºT); Ygor, Coutinho, Rubens (Abedi 19'/2ºT) e Leozinho; Alex Dias e Romário - Técnico: Dário Lourenço.
PRIMEIRO GOL DE ABEDI PELO VASCO:
VASCO 3x2 SÃO CAETANO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data - Hora: 30/7 - 16h
Árbitro: Alicio Pena Júnior (Fifa-MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Helberth Costa Andrade (MG)
Renda: R$ 147.115,00
Público: 14.564 pessoas
Cartões amarelos: Ciro, Júnior e Ygor (VAS); Dimba e Triguinho (SCA)
Cartão vermelho: 48'/2ºT - Anderson (VAS)
Gols: 20'/1ºT - Dimba (SCA); 28'/2ºT - Edílson (SCA); 31'/2ºT - Abedi (VAS); 33'/2ºT - Fernandinho (VAS); 45'/2ºT - Alex Dias (VAS)
VASCO: Roberto, Claudemir, Ciro, Éder (Anderson - 30'/2ºT) e Diego; Ives, Ygor, Júnior (Fernandinho - 28'/1ºT) e Morais (Abedi - 13'/2ºT); Alex Dias e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.
SÃO CAETANO: Silvio Luiz, Neto, Douglas e Thiago; Alessandro, Júlio Sérgio, Pingo, Márcio Richardes e Triguinho; Edílson e Dimba (Paulo Miranda - 22'/2ºT). Técnico: Levir Culpi.
Cara o Abedi era até melhor que muito perna de pau que veste hoje o Manto Sagrado Vascaíno.
ResponderExcluirAbraço
Jeferson
ABEDI JOGADOR DE PORTE MÉDIO
ResponderExcluirUm ídolo à altura do Vasco!
ResponderExcluir