quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Análise tática: as mudanças de Ricardo Gomes

ricardo gomes sao januarioMuito se discutiu sobre a formação vascaína após a chegada de Juninho Pernambucano. Um 4-4-2 com dois volantes? Com um? Vale testar um 3-5-2? Bom, na teoria, a primeira opção é que foi a adotada. Porém, em campo, não é bem assim que o Vasco tem se portado em campo. Com a bola nos pés, ofensivamente, a equipe vem numa formação de 4-3-3 em linha, com Juninho como volante pela direita, Jumar pela esquerda e Rômulo mais centralizado. O mesmo acontece no ataque. Diego Souza bem avançado pela esquerda, com Éder fazendo o mesmo pela outra ponta e Alecsandro centralizado como referência. Contudo, no decorrer das partidas, Gomes tem feito alterações no esquema sem precisar alterar as peças, fixando as vezes Rômulo mais como terceiro zagueiro, liberando os laterais e Juninho, recuando Diego Souza... Tudo de acordo com o adversário e o jogo. Defensivamente, Éder e Diego voltam e compõem o meio de campo, marcando a subida dos laterais.
Pode ser quase imperceptível para alguns torcedores, mas estas pequenas mexidas tem dado resultados em campo.

3 comentários:

  1. Já a algum tempo que eu percebo que o Vasco vem jogando numa espécie de 4-3-3, não tão nítida, ou talvez nem tão bem planejada.

    Vejo o Juninho muito preso no lado direito, e jogando com dois volantes, o lado esquerdo do meio fica muito vazio, tendo o Diego que dar uma recuada. Acho que jogando com dois volantes, o Juninho deveria jogar bem centralizado, bem como um meia central, a frente dos volantes, cadenciando e criando as jogadas de ataque pelo meio. Já Eder e Diego jogando pelos lados, os dois tem velocidade e bom controle de bola.

    Que tu acha André?

    ResponderExcluir
  2. Fala Miguel!
    Cara, eu gosto da formação atual, só acho que o Diego Souza tinha que recuar e atuar mesmo como um meia, centralizado, com Juninho na direita, Jumar na esquerda e Rômulo centralizado. Pq sem ninguém ali no meio pra puxar o ataque o time tem saído muitas vezes no chutão...
    SV!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o eder luis tá como um ponta, muito no fundo. Ele devia ficar um pouco mais pro meio e puxar uns contra ataques em diagonal pro centro e deixar pro fagner ir até a linha de fundo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...