quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dez coisas que um vascaíno deve fazer antes de morrer

1 - ASSISTIR UM JOGO EM SÃO JANUÁRIO

Conhecer a própria casa é fundamental. E não estou falando apenas em visitar a sala de troféus, olhar o gramado em dia de treino, tem que ir ao jogo. Sentir aquele clima de São Januário, a rua tomada de vascaínos, o churrasquinho na esquina, a cerveja gelada nos bares em frente às sociais... Aí você conhece São Januário e entende o que é o Vasco.

2 - ASSISTIR UM CLÁSSICO NO MARACANÃ

Ainda não tive o prazer de conhecer o Maraca novo mas espero que tenha a mesma atmosfera do outro. Aquela sensação de subir a rampa pela primeira vez, quando começa o corredor só dava pra ver os holofotes e a cada passo um novo detalhe ia se revelando até que aquele mundo verde se abria bem em frente aos seus olhos. A torcida gritando e cantando, as bandeiras tremulando e o concreto do Maraca respondendo com a mesma vibração. É mágico.

3 - PARTICIPE DE UMA EXCURSÃO PARA O JOGO:

Não precisa ser de alguma torcida organizada. Reúna alguns amigos, um chama o outro, marque nas redes sociais e faça um comboio da sua cidade. Aquela van apertada, o motorista que jura que é vascaíno mas no fundo todo mundo sabe que ele é flamenguista mas tá com medo de falar, pessoal soltando fogos pela janela, aquela garrafa pet com um líquido misterioso misturado com Sprite como se fosse cortar o álcool, a sensação de chegar ao estádio já cansado e rouco de tanto que cantou na estrada, a bandeira pendurada na janela... A gostosa sensação de fazer parte da torcida e do clube.

4 - TIRE UMA FOTO COM SEU MAIOR ÍDOLO:

Taí uma meta que eu ainda não realizei. Já encontrei Romário, Pedrinho, Felipe e Mauro Galvão, mas nunca Edmundo... Pra mim, o CARA! Independente de qual seja o seu, se tiver a oportunidade, registre esse momento.

5 - CONVENÇA UM TORCEDOR ADVERSÁRIO A VIRAR VASCAÍNO:

A tarefa mais difícil. Como fazer uma pessoa mudar de time? Bom, tem certos torcedores que são mais suscetíveis, aquele cara ou mulher que até então não liga muito para futebol, diz torcer para tal time porque a família torce mas não acompanha. Mostre pra ele a grandeza do Vasco e o prazer que é o futebol, leve ele junto pra conhecer São Januário. Ele vai se apaixonar e virar a casaca.

6 - PARTICIPE DE UM AQUECIMENTO DE BATERIA:

Quem está acostumado a ir aos jogos sabe do que eu estou falando. Aquele momento em que os torcedores se reúnem com a presença da organizada, antes de subir para as arquibancadas. Todos unidos para exaltar o Vasco e sua história com cantos e muita disposição. Ali, o jogo não importa, o que vale é o clube, é a nossa reza. Em 2009 gravei um desses momentos, dá uma olhada aí => https://www.youtube.com/watch?v=bkiI16xisyQ

7 - VIRE SÓCIO DO VASCO:

Princípio básico para quem é torcedor. Nosso "trabalho" não é apenas torcer, é ajudar e contribuir com o clube.

8 - VEJA O VASCO SER CAMPEÃO DENTRO DO ESTÁDIO:

Todos nós já vimos o Vasco ser campeão, há dois anos conquistamos a Copa do Brasil. Mas gritar "É campeão!" de dentro do estádio, vendo a torcida explodir no momento em que o árbitro pede a bola é surreal! Todos temos o dever e o direito de vivenciar ao menos uma vez na vida um momento como esse.

9 - PASSE O DIA EM SÃO JANUÁRIO:

Ir à São Januário em dia de jogo e em um dia comum são experiências completamente diferentes. Vá cedo, assista ao treino, almoce no clube, leva a família, vá bater fotos na sala de troféus, acompanhe a garotada treinando na quadra ou no campinho, conheça a capela, compre lembranças na loja oficial, converse com os jogadores, pegue autógrafos, curta o ambiente. Aquele clube é NOSSO e não tenho dúvidas que você vai se sentir em casa.

10 - TOME UM PORRE COM OUTROS VASCAÍNOS:

Por último, mas não menos importante, comemore com outros vascaínos. Tome aquele porre bem dado quando o time ganhar, pode ser em casa, num bar ou nos arredores do estádio, mas tem que ser com outros vascaínos. Você não precisa conhecê-los, são vascaínos como você.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...