Muito se discutiu sobre a formação vascaína após a chegada de Juninho Pernambucano. Um 4-4-2 com dois volantes? Com um? Vale testar um 3-5-2? Bom, na teoria, a primeira opção é que foi a adotada. Porém, em campo, não é bem assim que o Vasco tem se portado em campo. Com a bola nos pés, ofensivamente, a equipe vem numa formação de 4-3-3 em linha, com Juninho como volante pela direita, Jumar pela esquerda e Rômulo mais centralizado. O mesmo acontece no ataque. Diego Souza bem avançado pela esquerda, com Éder fazendo o mesmo pela outra ponta e Alecsandro centralizado como referência. Contudo, no decorrer das partidas, Gomes tem feito alterações no esquema sem precisar alterar as peças, fixando as vezes Rômulo mais como terceiro zagueiro, liberando os laterais e Juninho, recuando Diego Souza... Tudo de acordo com o adversário e o jogo. Defensivamente, Éder e Diego voltam e compõem o meio de campo, marcando a subida dos laterais.Pode ser quase imperceptível para alguns torcedores, mas estas pequenas mexidas tem dado resultados em campo.