Por André Schmidt
A fama de produzir artilheiros em São Januário já é conhecida, porém, o que é por poucos notado é a subida sempre de duas revelações. O que é mais curioso é que normalmente sobem um meia-atacante e um centroavante. Exemplo mais recente da promoção da dupla "Cosme e Damião" - como são conhecidos os PM's que andam em dupla, pelo menos no Rio de Janeiro - é a promoção do apoiador Philippe Coutinho e do atacante Willen. O Blog Boteco do Portuga listou para vocês, vascaínos, algumas duplas recentemente reveladas pelo Vasco. Algumas deram certo, outras nem tanto...
1987/1988 - Bismarck e Sorato (o atacante subiu apenas em 88, um ano após seu parceiro)
1992 - Valdir e Edmundo
1993 - Yan e Gian
1994 - Pedro Renato e Jardel (Jardel havia surgido em 93, mas conquistou maior destaque após os gols marcados na final do Carioca)
1995 - Richardson e Brener
1997 - Luís Cláudio e Pedrinho (Pedrinho já havia disputado outras duas temporadas pelo clube mas despontou mesmo em 97).
1998 - Dias e Dedé
1999 - Zada e Fabiano Silva
2000 - Siston e Rogério
2001 - Léo Lima e Souza (os dois vieram do Madureira mas com idade de juniores)
2002 - Geovani e Cadu
2003 - Moraes e Anderson
2004 - Muriqui e André Lima (os dois vieram do Madureira mas com idade de juniores ainda e subiram no mesmo ano para os profissionais)
2005 - Rafael e William
2006 - Madson e Bruno Meneghel
2008 - Allan Kardec e Alex Teixeira
2009 - Willen e Philippe Coutinho
Boa sacada André.
ResponderExcluirEles sem dúvida têm um excelente entrosamento.
Eu fiquei surpreso com a subida do Willen pro Adulto, passou na frente de todos os demais atacantes do júnior, mas futebol ele tem e personalidade não lhe faltou no primeiro jogo.
Excelentes duplas! Mas o Madson veio do Volta Redonda e o apelido dele era Micão! Abraços e saudações vascaínas!
ResponderExcluirFala Helmut!
ResponderExcluirO caso do Madson é semelhante ao do Léo lima, Souza, André Lima e Muriqui, eles vieram de outras equipes mas passaram primeiro pela base do Vasco antes de subir. Exemplo recente disso é o Pablo, volante, que pertencia ao Olaria mas jogava na base do Vasco.
Abração Helmut!
Abração Canizio!