sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Copa do Mundo do Brasil 2014

Vai ter Copa sim!
Imagine que você é dono de uma empresa. De uma fábrica que produz um certo tipo de produto.
Qualquer um.
Um belo dia você resolve fazer algo diferente. Tem a ideia, fala para todos sobre ela e ninguém se opõe. Pelo contrário, até comemoram. Tenta uma vez iniciar a produção e não consegue. Tenta duas, três. Nada.
Mas pelo menos continua contando com o apoio de todos. Quase duas décadas depois, enfim consegue a brecha para fabricar este produto. Festa! Alegria! Fogos! Era a realização de um sonho!
Porém, no meio da produção começam a aparecer problemas. Ainda assim, segue - ou tenta - o cronograma. E as coisas andam, ainda que de uma maneira que não deveria. Quem era a favor, vira contra. Quem não se manifestou antes, agora quer cobrar. Justo! Mas porque agora?
Faltando menos de um mês para o lançamento do produto, duas décadas depois da ideia surgir, com todo o dinheiro já investido, vocês vem dizer que são contra? Contra o roubo, o desvio de verba, o superfaturamento, tudo bem. Mas contra o produto? Contra a Copa do Mundo?
O Brasil tentou sediar também as Copas de 94, 98 e 2006... Ninguém reclamou! Foram 20 anos de tentativas até esse dia chegar. Chegou.
Se há uma maneira deste dinheiro retornar ao cofres públicos, é fazendo um puta evento, com a boa e velha hospitalidade brasileira - não esta que está aí nas ruas -, mostrando que ainda nos sobrou um pingo de educação. Afinal, franceses, ingleses, americanos, italianos e tantos outros estrangeiros que pintarão por aqui nada tem a ver com este Governo ou com os nossos problemas internos.
Vocês querem escolas, hospitais e etc. Eu também! Mas agora que o dinheiro já foi, que volte. E só pode voltar com um país em paz.
Aplaudir a Seleção ou assistir aos jogos da Copa, não te faz menos brasileiro, como alguns querem que você acredite. Torcer pelo Brasil em campo não quer dizer que você fechou os olhos para todo o resto. Mas vamos tentar recuperar pelo menos um pouco do NOSSO dinheiro que foi investido nisso, depois voltamos às ruas. Só nós, brasileiros. Não precisamos aparecer, negativamente, para os outros. Ainda mais.
Se tudo isso é pela verba investida, pense um pouco se você na rua saqueando lojas, fazendo barricadas, depredando patrimônios e trazendo o caos para sua cidade está contribuindo para conseguir o dinheiro de volta ou aumentando ainda mais o prejuízo?
Eu sei a resposta. Você também. Mas talvez não queira ver.
Em junho tem Copa mas em outubro tem eleições.
Estão protestando no mês errado.

8 comentários:

  1. Caro Garrone!... No inicio do seu texto vc faz alusão a uma "fabrica qualquer" (o Brasil) me desculpe mas me parece uma comparação meio esdruxula... Eu não me recordo nesses 20 anos que o Brasil pleiteou fazer a Copa do Mundo de nenhuma manifestação no sentido de apoio a essa eventual candidatura... Porém baseado na sua comparação qualquer "empresa" iria rever o processo quando se detecta-se problema na sua base, infraestrutura, gastos mirabolantes enfim. O Brasil não reviu isso muito pelo contrario gastou mais de 20 bilhões de dinheiro público em estádios de futebol, alguns verdadeiros "elefantes brancos" que será que vai jogar em Manaus, Cuiaba, Brasilia, Natal???? Em contrapartida estamos em estado de guerra!! uma violência absurda, policia sucateada e despreparada, escolas e professores que não tem a minima condição de educar nem animais ( imagina seres humanos) hospitais que são verdadeiros "açougues" a céu aberto... E o Senhor deseja que a população deste país se cale pq os gringos virão ver o mundial!!!???? Fala Serio!!!... O Pior cego é aquela que não quer enxergar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que foi conquistado até agora com essas manifestações além de insegurança, prejuízos e o início de uma guerra civil? Já conseguiram algum hospital indo para a rua quebrar lojas? Não faz sentido...

      Excluir
    2. Não quero que se calem "pq os gringos virão ver o mundial", só queria entender porque só gritam pq os gringos vem ver o mundial. Tem mais faixa em inglês do que em português... Isso porque não se importam com os estrangeiros...

      Excluir
    3. VC esta confundindo manifestação com vandalismo.. Uma nada tem haver com outra sugiro que leia sobre... Só a titulo de curiosidade foi manifestações ( pacificas) que retirou este país de mais de 20 anos de ditadura militar... Se hj eu como VC temos direito a escrever essas linhas sem sensura foi por causa destas manifestações... É pouco? Bom ai fica a critério de cada um.

      Excluir
    4. Concordo com você. No texto mesmo afirmo que é justa a manifestação. Mas, infelizmente, há tempos que estas manifestações não vendo pacíficas. Repito, infelizmente. Não há como comparar os caras pintadas com os de hoje em dia. A manifestação, pacífica, é legítima. Mas não é o que vem ocorrendo.

      Excluir
  2. Resumindo meu pensamento: a parte ruim da Copa (os gastos mal direcionados, a má utilização da verba pública e etc) já aconteceu. Esse dinheiro já foi. E , como disse no texto, a única maneira de reavermos parte desta verba é tentando colher algum louro deste evento - nem que seja para apenas diminuir o prejuízo.

    ResponderExcluir
  3. Quem se deu bem com a copa no brasil foi o Corinthians, Inter e Atletico.pr que reformaram seus estadios o Curintia se não fosse essa copa nunca ia ter estadio resumindo a Copa só vai ser boa pros enpresários donos de hoteis restaurantes etc os pobres vão continuar com os mesmos problemas.

    ResponderExcluir
  4. Esse texto sem sombra de dúvidas foi uma das maiores imbecilidades que eu já li em toda minha vida. Olha que nem em site de propaganda da situação brasileira eu li tamanha bobagem. Acho que nem o Pelé no auge de sua idiotice conseguiria falar uma besteira dessas.

    É basicamente fingir que está tudo certo, 'pão e circo' e etc. Afirmar que todo mundo era favorável é no mínimo leviano, existiam na época pesquisas sérias afirmando que mais de 40% da população era contra. Justamente porque já previa essa enxurrada de dinheiro público num evento particular de uma instituição privada que está levando o lucro, e nós, brasileiros, pagando a conta.

    Afirmar que manifestação é igual a quebra-quebra é papo de quem nunca botou o pezinho na rua em uma, se contentou em assistir o Jornal Nacional, ler uma Veja ou assistir pelo Globo News. As manifestações correm muito bem até que a PM comece a atacar. Foi assim na passeata contra o "Ato Médico" (que o nobre escritor deve desconhecer o projeto e o fato de que foi vetado e a importância desse veto, por isso que afirma que as manifestações não deram em nada em um dos comentários), na qual os PMs até em senhoras de 60 anos bateram. E em muitas outras ocorreram isso. Na do salário dos professores, idem. As manifestações não deram em muitas coisas pois, houve a invenção de uma série de inimigos, como o Black Bloc, por exemplo. Em momento algum falaram dos P2 que cansaram de incitar violência e quebra-quebra. Ai, uma boa parte da população consumidora de Globo, Veja e afins começou a criminalizar os movimentos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...