domingo, 16 de março de 2014

Voltará a ser Vascão?

Douglas é uma das esperança do Vasco
Cinco anos depois, o Vasco da Gama caiu de novo nos infernos da Série B do campeonato brasileiro. Vítima de um mau planejamento e de uma espiral negativa que tomou conta do elenco, o popular emblema de São Januário acabou despromovido, terminando a apenas um ponto da salvação. Agora, o Vasco enfrenta novamente o desafio de impor a sua grandeza na Série B e voltar à elite do futebol brasileiro – em 2014, será o Vasco capaz de ser Vascão?

Aos 115 anos, o centenário clube fundado em 1898 por um grupo de remadores – e que tem nome de navegador português – prepara-se assim para uma campanha longe dos holofotes. O Carioca, campeonato estadual do Rio de Janeiro, serve, no entanto, de barômetro às aspirações do conjunto orientado por Adilson Batista, o técnico que recebeu um voto de confiança apesar de não ter conseguido, na recta final do campeonato, evitar a queda na Série B.
Até ao momento, o Vasco tem dado uma resposta positiva. O emblema de São Januário segue na terceira posição, sendo que os quatro primeiros avançam para a última fase da competição, já a eliminar. Os vascaínos estão atrás de Flamengo e Fluminense, mas à frente do outro colosso do Rio de Janeiro, o Botafogo. O que não deixa de ser um indicador satisfatório, já que na Série A da temporada anterior o Fogão foi o melhor clube do Rio de Janeiro.
Já sem o mito Juninho Pernambucano, que se retirou no final da última campanha, o Vasco da Gama tem agora como referências o experiente argentino Pablo Guiñazú, há largos anos no país, o paraguaio Eduardo Aranda e os brasileiros Fellipe Bastos, Pedro Ken e Douglas (ex-Corinthians). São eles a base de um conjunto que quer fazer bonito no Carioca e enfrentar a Série B com o objectivo declarado e assumido de regressar à Série A.
Em 2009, os vascaínos tornaram breve a passagem pelo segundo patamar, conseguindo a subida e o título de campeões da segunda divisão. Foi o renascer de um Vasco que em 2011 lutaria até ao limite pelo cetro da Série A, terminando no segundo posto, a apenas dois pontos do Corinthians, e conquistaria a Copa do Brasil, batendo na final o Coritiba – 1-0 em São Januário e 3-2 no Couto Pereira, valendo aos cariocas os golos marcados como visitantes.
Esse renascer verificado em 2009 é o que entusiasma novamente o torcedor vascaíno, cansado das tricas internas, lutas de poder que têm desgastado e prejudicado o centenário clube, afetando a sua imagem e tendo influência negativa nos resultados desportivos. Se conseguir fazer da Série B novo passeio, o Vasco pode estar lançado para nova era de sucesso – o desafio é precisamente esse, voltar a ser Vascão, o Gigante da Colina.
Os próximos Jogos do Vasco da Gama e do campeonato Carioca podem ser acompanhados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...